top of page

AMAGGI AGROINDUSTRIAL

PROJETO DE MAPEAMENTO  DOS TIPOS DE BIOMASSA FLORESTAL MADEIRA AGROINDUSTRIAL SUCROENERGÉTICO PARA SUPRIMENTO COMO COMBUSTÍVEL ENERGÉTICO REGIÃO NORTE GRUPO AMAGGI


A Brasil Biomassa esta desenvolvendo para uso energético em caldeira do Grupo Amaggi um mapeamento dos tipos de biomassa florestal e da madeira, agricultura, agroindustrial e sucroenergético com planilhas e dados quantitativos da disponibilidade de biomassas alternativas para atender a demanda energética na sua filial em Itacoatiara na Região Norte.   


Avaliamos da disponibilidade de biomassa com o acesso comercial tipificando a sua disponibilidade e um preço por fonte produtiva (custo por fonte) para um estudo futuro de viabilidade econômica, bem como a tendência de disponibilidade futura. 

Projeto Desenvolvido

Utilizamos o nosso Banco de Dados dos Produtores de Biomassa Florestal e da Madeira, Agricultura e Agroindustrial e Sucroenergético da Região Norte. 
Comporta em nosso banco de dados envolvendo todos os estados da região norte mais de 6.700 empresas cadastradas que atuam na colheita e extração no extrativismo florestal (madeira legalizada) e ainda o bambu e paricá e os micro, pequeno, médio e grande empresário do setor de processamento industrial da madeira (todos os setores que atuam com a madeira e os produtores de biomassa) e mais de 14.000 empresas cadastradas do setor da agricultura, do beneficiamento agroindustrial que trabalham com a cultura do açaí, castanha do pará, macaúba, mandioca, palma, milho, feijão e soja e sucroenergético.
Este estudo técnico envolveu dados sobre a produção e o uso da biomassa para fins de energia para descarbonização industrial da empresa. Avaliamos a importância da produção e do uso da biomassa como uma fonte energética zero carbono. 

Slide5.GIF
Slide7.GIF

Mapeamento Biomassa

Avaliação técnica e econômica da utilização da biomassa florestal residual de eucalipto e do processo industrial da madeira. 
Além da abrangência do potencial de biomassa de outras culturas no Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Amapá.
Desta forma foi efetuada a avaliação do valor energético da biomassa, a quantificação dos recursos disponíveis e a valorização de externalidades.   Este trabalho desenvolveu ainda um levantamento  de  dados  acerca  da  situação  atual  de aproveitamento florestal e industrial e dos resíduos, no sentido   de   projetar   cenários   e   perspectivas.   
Nosso trabalho foi estruturado em torno de estratégias para descarbonização industrial por biocombustíveis renováveis como a biomassa através de um mapeamento de disponibilidade, potencialidade e de fornecimento (segurança energética) de biomassa carbono zero para:

Análise de Dados

Reduzir a demanda por produtos intensivos em carbono no setor por meio da economia circular, inclusive por meio da simbiose industrial com o uso energético da biomassa. 
Mudar a fonte de geração de energia/vapor com uso dos combustíveis fósseis pela biomassa/bioenergia utilizando os tipos de matéria-prima do setor florestal (origem de manejo e reflorestamento) e do processo industrial da madeira (certificada) de pinus ou eucalipto. 
Como adicional a este estudo técnico, desenvolvemos um relatório em planilha com os principais produtores de biomassa (processada) e produtores florestais em planilha dos players com dados da empresa,  localização completa e o nome do responsável pela empresa para a aquisição da biomassa para geração de energia.

Slide6.GIF
Slide8.GIF

DADOS DO PROJETO

PROJETO DE MAPEAMENTO DOS TIPOS DE BIOMASSA PARA SUPRIMENTO ENERGÉTICO NA REGIÃO NORTE DESENVOLVIDO PELA BRASIL BIOMASSA PARA GRUPO AMAGGI
CLIENTE: AMAGGI AGROINDUSTRIAL
PROJETO : MAPEAMENTO BIOMASSA
REGIÃO DO ESTUDO:  REGIÃO NORTE
ESTADOS: ACRE AMAPÁ AMAZONAS PARÁ RORAIMA RONDÔNIA 
LOCALIZAÇÃO PLANTA: IITACOATIARA
ESTADO: AMAZONAS 
SUPRIMENTO MAPEADO: 250.000 TON./ANO 

bottom of page