Call Brazil: 55 41- 996473481
MAPEAMENTO DOS TIPOS DE BIOMASSA AGROINDUSTRIAL SUCROENERGÉTICO EM MINAS GERAIS PROJETO BIOCARBONO GERDAU SIDERÚRGICA
A Brasil Biomassa desenvolveu um mapeamento de disponibilidade e do potencial de biomassa florestal e da madeira, da agricultura e beneficiamento agroindustrial e sucroenergético no Estado de Minas Gerais para o Grupo Gerdau. No mapeamento coletamos dados atualizados e a disponibilidade de biomassa para projetos de produção de biocarbono e de energia carbono zero.
A Brasil Biomassa mapeou o potencial de biomassa das culturas agrícolas do Algodão, Amendoim, Arroz, Café, Cana-de-açúcar, Cocô verde, Dendê, Feijão, Milho, Soja e Trigo e de outras culturas adicionais como Açaí, Buriti, Coco Babaçu, Fruticultura (especial Banana, Laranja e Uva), Gramíneas forrageiras (capim elefante e sorgo) e Mandioca.
Bem como uma avaliação do potencial de biomassa de origem florestal, da madeira e sucroenergético para o desenvolvimento de projetos de biocarbono. Com base nestes dados, definiram-se as culturas com representatividade considerando-se sua área de produção, absoluta e percentual, por microrregião, tanto para as culturas permanentes como para as culturas temporárias.
Nossos estudos são divididos em escala estadual em mesorregiões e por microrregião (avaliando a produção municipal) com avaliação da tecnologia de aproveitamento da biomassa e dos custos de logística de transporte.
Desenvolvemos um estudo técnico prospectando, mapeando e avaliando a logística de aproveitamento dos tipos de biomassas de origem sustentável florestal e da madeira, agroindustrial e sucroenergético com a finalidade de atender a demanda energética no desenvolvimento de projetos de biocarbono pela Gerdau.
Nosso estudo visava o aproveitamento dos resíduos florestais da agricultura e do beneficiamento agroindustrial, sucroenergético para os projetos de biocarvão/biocarbono.
Os esforços atuais em busca de maior eficiência do uso de combustíveis de biomassa ainda esbarram na necessidade de desenvolvimento de melhores tecnologias de conversão que ainda são apontadas como complexas. As tecnologias de tratamento como a pirólise, alteram as propriedades químicas do material (biomassa) convertendo-o em combustível com melhores índices de qualidade para uso energético para a Gerdau.
O mapeamento envolveu a origem da biomassa e toda a cadeia de processamento e suprimento rastreável e atendendo aos projetos a serem desenvolvidos pela Gerdau. O mapeamento quantificou dados de produção e da disponibilidade de biomassa agroindustrial e sucroenergético.
Resultado do Quantitativo de Biomassa da Cultura do Milho em Minas Gerais. Em Minas Gerais temos um quantitativo total de biomassa disponível da cultura de milho de 13.794.620 tonelada/ano
Resultado do Quantitativo de Biomassa da Cultura da Soja em Minas Gerais. Em Minas Gerais temos um quantitativo total de biomassa disponível para fornecimento da cultura da soja de 11.156.419 tonelada/ano.
Resultado do Quantitativo de Biomassa da Cultura da Cana-de-açúcar em Minas Gerais. Em Minas Gerais temos um quantitativo total de biomassa disponível da palha da cana-de-açúcar 15.143.372 tonelada/ano. Para a bagaço temos um quantitativo de biomassa do bagaço de 19.595.913 tonelada por ano.
Desenvolvemos os estudos e os projetos de pirólise para a produção de biocarbono.
Pirólise da Casca de Eucalipto. A partir das análises de caracterização, a casca de eucalipto demonstrou-se uma biomassa com grande potencial energético, visto seu poder calorífico com valor de 16,85 MJ/kg. Com as análises térmicas foi possível prever o comportamento da casca de eucalipto durante a pirólise e determinar os parâmetros de temperatura a serem utilizados, temperatura inicial de 550 K e final de 650 K.
Nas análises de cinética, os valores obtidos para a energia de ativação média da reação de pirólise da casca de eucalipto, utilizando os métodos isoconversionais foram próximos entre si e próximos aos valores :146,65 kJ/mol.
O maior rendimento de bio-óleo (56,98%) foi obtido nas condições de 873 K e no diâmetro de 1,40 mm. Observou-se que o rendimento de biocarvão (produto sólido) foi favorecido para temperaturas menores. O maior rendimento de produto gasoso foi obtido na temperatura de 923 K e diâmetro de 1,18 mm.
A análise dos efeitos possibilitou constatar que a temperatura influencia o processo de produção de líquidos de forma quadrática, levando a uma temperatura ótima, 873K, (rendimento máximo), onde a partir de então a produção de gases não condensáveis é favorecida.
MAPEAMENTO TIPOS BIOMASSA MINAS GERAIS E PROJETO BIOCARBONO BIO-ÓLEO E GÁS SINTESE DESENVOLVIMENTO PELA BRASIL BIOMASSA PARA O GRUPO GERDAU SIDERÚRGICA
CLIENTE: GERDAU SIDERÚRGICA
PROJETO : MAPEAMENTO SUPRIMENTO BIOMASSA E PLANTA BIOCARBONO
REGIÃO DO ESTUDO: MINAS GERAIS
BIOMASSA : 9.690.324 TON./ANO
COMISSIONAMENTO E START-UP: CONCLUSÃO PREVISTA PARA 2026