Call Brazil: 55 41- 996473481
Newslleter Pellets Brasil
Desenvolvida pelo comitê de estudos da Associação Brasileira das Indústrias de Biomassa e Energia Renovável
Instituto Brasileiro Pellets e a Brasil Biomassa Consultoria Engenharia Tecnologia
Drax relata aumento na produção de pellets e margens de lucro
A Drax Group informou que os volumes de produção de pellets de madeira e as margens de lucro aumentaram durante o primeiro semestre de 2024. A empresa também relatou progresso com projetos de bioenergia com captura e armazenamento de carbono (BECSS) no Reino Unido e no exterior.
A divisão de pellets da Drax produziu 2 milhões de toneladas métricas de pellets de madeira durante o primeiro semestre deste ano, acima dos 1,9 milhões de toneladas métricas durante o mesmo período de 2023. As margens também foram melhoradas, com EBITDA ajustado de £ 65 milhões, acima dos £ 43 milhões durante o primeiro semestre do ano passado. A empresa disse que o aumento da produção apoiou tanto a geração de energia do Reino Unido quanto as vendas para terceiros.
Na esteira de um estudo recente publicado pela Drax mostrando que a empresa poderia contribuir com mais de um quarto de bilhão de dólares para a economia do Alabama, a empresa anunciou um investimento de US$ 50 milhões em sua planta de pelotas de Aliceville. Este investimento aumentará a capacidade de produção em quase 50%, de 250.000 toneladas para 380.000 toneladas. Aliceville é uma das duas instalações de produção de pelotas que a Drax possui e opera no Alabama. A outra instalação, em Demopolis, tem uma capacidade atual de 360.000 toneladas.
A expansão inclui atualizações para sistemas existentes, bem como novos caminhões basculantes e unidades peletizadoras, o que permitirá um aumento na quantidade de resíduos de serraria processados.
O trabalho para desenvolver nova capacidade de produção de pellets de madeira, com um projeto de expansão de 130.000 toneladas métricas por ano na planta de pellets da Drax em Aliceville, Alabama, comissionado durante o primeiro semestre deste ano. A Drax também está trabalhando para desenvolver a planta de pellets de 450.000 toneladas métricas por ano em Longview, Washington.
A Drax estabeleceu anteriormente uma meta de ter 8 milhões de toneladas métricas de capacidade anual de produção de pellets até 2027. Essa meta exigirá que a empresa desenvolva 2 milhões de toneladas de nova capacidade de produção de pellets de biomassa para suplementar a capacidade existente. Além de produzir pellets de madeira para abastecer a Drax Power Station no Reino Unido, a empresa também está desenvolvendo um pipeline de novos contratos para fornecimento de biomassa em novos mercados e usos, incluindo combustível de aviação sustentável (SAF).
De acordo com o relatório semestral, a Drax Power Station gerou mais de 4% da eletricidade do Reino Unido e 9% de sua energia renovável entre abril de 2023 e março de 2024. Durante esse período, ela produziu em média 16% da energia renovável do Reino Unido em horários de pico de demanda e em certos dias mais de 60%.
O relatório também aborda as iniciativas de BECSS da Drax. No Reino Unido, a empresa continua a desenvolver uma opção para BECCS na Drax Power Station. Esse projeto pode capturar até 8 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono anualmente, mas o desenvolvimento dependerá de mecanismos de suporte governamentais oportunos.
No sudoeste dos EUA, a Drax disse que selecionou um primeiro local para uma potencial nova usina BECCS que incluiria componentes de energia e captura de carbono. De acordo com a Drax, o investimento no projeto proposto estará sujeito a acordos de retirada de dióxido de carbono de longo prazo com contrapartes corporativas e acordos de compra de energia para energia renovável 24 horas por dia, 7 dias por semana. A empresa disse que as discussões com possíveis contrapartes estão em andamento.
FONTE: Drax Group plc