top of page

TECNOLOGIA 4.0 SECAGEM INDUSTRIAL DA MATÉRIA-PRIMA

 Nesta fase industrial iniciamos como processo de geração de energia térmica e de secagem industrial da matéria-prima  (obtenção de um conteúdo de umidade no máximo 14%). A secagem é a etapa que consome mais energia na produção de pellets. 
Como a matéria-prima costuma apresentar um conteúdo de umidade superior a 50%, torna-se necessário antes da sua utilização, reduzir o valor de umidade.    O secador industrial diminui a umidade por meio de um fluxo contínuo de ar quente com um consumo médio de energia de 1MW/ton de material seco. 

TECNOLOGIA 4.0 SECAGEM INDUSTRIAL

 O transporte do material processado ocorre através do efeito combinado da rotação induzida por defletores alojados dentro do tambor e da ação exercida pelo fluxo de ar quente. O avanço das partículas sólidas é assim caracterizado por movimentos cíclicos que facilitam o contato e a troca de calor com os fumos quentes. 

Slide18.GIF
Slide16.GIF

SECADOR DE TAMBOR ROTATIVO

Os secadores de tambor rotativo de passagem simples ou tripla são caracterizados pela continuidade, confiabilidade e eficiência operacional de longo prazo no tratamento de diferentes tipos de materiais, com alta umidade de entrada. O processo de evaporação acontece graças ao ar quente, fornecido pelo queimador e transportado através de um ventilador centrífugo, que remove a umidade, circundando a substância porosa.

CICLONE DE ALTA EFICIÊNCIA

Os ciclones são fabricados com materiais especiais e revestidos com refratário.  O funcionamento dos Ciclones baseia-se na separação de sólidos num fluxo gasoso por efeito centrífugo. Os gases à serem tratados, compreendido por gases e materiais particulados, é forçado a realizar um movimento espiralar, surgindo então, um campo centrífugo atuando sobre as partículas em suspensão, forçando as mesmas contra a parede do corpo do ciclone.  A desaceleração da velocidade destas partículas provocam sua queda e o material particulado então é retirado do ciclone através de válvula de descarga e selagem.   

Slide20.GIF
Slide19.GIF

SISTEMA TRANSPORTE PNEUMÁTICO

Transporte de materiais à granel  e seco para o sistema de moagem industrial.  Os transportadores de correia representam uma ampla gama de sistemas de transporte. Sua flexibilidade e extensibilidade os tornam o tipo mais comum de transportadores. A gama e o sortimento de componentes são tão amplos que é possível fornecê-los nas medidas, formas e tamanhos corretos para todas as situações. Sua seleção é sempre baseada na adequação do transportador ao material e às condições em questão. Se o material transportado contiver peças de ferro, estas devem ser extraídas para evitar danos ao equipamento e alteração do processo.

bottom of page